Tertuliando: vivências da Tertúlia Literária Dialógica na formação docente - Perspectivas de formadores e formandos

capa do livro

Publicado: 28 de Fevereiro de 2020

Resumo:

Este livro é fruto do Projeto Interventivo em Tertúlia Literária Dialógica desenvolvido junto aos docentes-estudantes do curso de Pedagogia, 1ª licenciatura - Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) do Ministério da Educação, na Universidade de Brasília. A Tertúlia Literária Dialógica (TLD) é uma tecnologia social certificada pela Fundação Banco do Brasil, em 2015. Trata-se de atividade cultural, artística e educativa baseada nos princípios freirianos de educação dialógica e nos de Antonio Candido sobre a literatura como um direito humano. A Tecnologia Social é resultado da junção de quatro iniciativas sociais: mapa da vida, tertúlia literária dialógica, escrita criativa e produção de livros autorais/artesanais. Inicialmente o público de interesse dessa tecnologia foram mulheres em vulnerabilidade social, porém à medida que a tecnologia foi sendo difundida pelo IFB outros públicos foram sendo incorporados, dentre eles os professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal em processo de formação continuada na Universidade de Brasília.

Palavras-chave: