Educação a Distância: reflexões acerca de um modelo em expansão

capa do livro

Publicado: 5 de Novembro de 2014

Resumo:

Este livro constitui um esforço conjunto de um grupo de pesquisadores do Instituto Federal de Brasília (IFB) e outros pesquisadores convidados em compreender a complexidade desse fenômeno educativo chamado educação a distância (EaD). O surgimento das primeiras experiências de educação a distância no IFB, voltadas à formação profissional técnica e as dificuldades em implantar projetos e desenvolvê-los tendo como princípio o sucesso educacional dos estudantes foram fatores que primeiro preocuparam  esses pesquisadores, cuja maioria estava de algum modo envolvida com a EaD no IFB. Assim, no dia 12 de abril de 2013 foi lançada a proposta de abrir uma linha de pesquisa sobre educação a distância dentro do Grupo de Pesquisa Avaliação das Políticas Públicas em Educação. Portanto, a maioria dos textos publicados neste é fruto de pesquisas realizadas por alguns pesquisadores pertencentes a esse grupo, além de também trazer trabalhos de outros pesquisadores da área. Os capítulos pertencentes a esta obra, que trazem como principais reflexões alguns desafios presentes na educação a distância, estão organizados em torno de quatro eixos, a saber: i) educação a distância e a expansão da rede federal de educação técnica e tecnológica; ii) o processo de ensino e aprendizagem na educação a distância; iii) letramento e inclusão digital na educação a distância; e iv) EaD e a educação corporativa.